Eis que surge ela: a inspiração. Aguardava ansiosamente por essa querida dádiva que faz esse blog seguir adiante (ou não).  Quatro anos à frente desse depósito de versos irrelevantes (e um ano sem depositar nada), surgiu no meio mais inóspito possível o assunto sobre o qual quero discorrer nessa postagem. Contrariando todas as expectativas (quero dizer, minhas expectativas, já que ninguém deve ler esse blog) de que o assunto seria uma das minhas questões intrapessoais mal resolvidas, que, com aquele toque de luz no fim do túnel, me faria quase que psicografar um post discutindo e, é claro, resolvendo meu próprio problema intrapessoal mal resolvido. Sinto-lhes dizer que não discorrerei sobre isso. Eu, meus amigos, falarei sobre.. música! (pausa dramática)
        O tempo passou e eu já aceitei meu jeito estranho de escrever, sem grandes analogias rebuscadas pelo nosso código cotidiano, digo, língua portuguesa, serei eu uma jornalista desregrada que escreve esse monte de coisa sem pé nem cabeça. Como dizem por aí: “Independente do que seja, é o que é.” E eu sou o que sou.
Voltando ao foco desse texto, e percebendo que, o ócio criativo advém da falta de sensibilidade cotidiana que nos faz enxergar o óbvio ululante, eu cheguei a uma conclusão estarrecedora (e óbvia pra quem entende de música) essa semana: A contemporaneidade vem abrindo caminhos para o reconhecimento profissional da arte. No nosso caso, do cenário musical.
        Em uma única semana eu, que compro CDs quando gosto do artista, fiz downloads gratuitos de gênios da música brasileira. E não porque passei um tempo vasculhando um download seguro para fazê-lo na clandestinidade, assim, sem pagar nada. O fiz porque os próprios artistas nos deram de presente. Músicos geniais – volto a dizer, que não tem conotação expressamente popular e são desconhecidos de majoritária camada da sociedade -  com exceção do Criolo -  que precisam do reconhecimento do público pelos seus projetos e, ainda assim, nos dão a forma mais democrática de opinar sobre um trabalho: “Quer pagar quanto ?”. É basicamente essa a pergunta que fica no ar quando temos esse tipo de autonomia. Esses discos também ficam disponíveis à venda, que é a forma de retorno que o artista tem (além dos shows, é claro).
       Sabe quando você pára no sinal e aquele cara faz coisas improváveis e dá um verdadeiro show em alguns minutos? Na mesma hora você sente que precisa recompensá-lo de alguma forma, pois o que ele faz é genial. Estamos passando por esse paradigma. Invertendo a ordem natural das coisas, na qual é possível consumir antes de pagar e decidir se quer pagar, tudo isso dentro dos tramites legais.
       Sendo eu leiga dentro desse assunto, posso afirmar que a indústria fonológica vem ganhando um novo formato no que tange a relação entre público e artistas. As intrínsecas relações de capitais entre as gravadoras, o ECAD (muito conhecido dos produtores culturais) e tudo mais que gere capital (e muito), talvez não tenha mudado tanto assim.
Enquanto escutava o novo CD da Karina Buhr – Longe de Mim (que fiz download e paguei com um post no facebook, vejam vocês..), lembrei-me que essa semana fiz download do disco do Lirinha, ex-vocalista do Cordel do Fogo Encantado (que finalizou suas atividades no início de 2010 =/), intitulado Lira; Também das duas músicas do novo trabalho genial – como sempre - do Tom Zé: Tropicália Lixo Lógico; Há um tempo atrás do trabalho Nó na Orelha do Criolo e, certamente, muitos outros criadores estão disponibilizando suas obras por aí. Acessibilidade à coisa boa no Brasil não é corriqueiro. Enjoy the moment, people!

     Fecho o post com a minha atual música preferida da Karina Buhr e que é responsável por eu ter iniciado esse texto:

 “E aí crio asas e aí elas querem voar”.



0 comentários